
A Independência é um dos fatos históricos mais importantes do Brasil, porque representa o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu uma carta de Lisboa que exigia seu retorno imediato para Portugal. Há muito tempo os portugueses insistiam nessa ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil. D. Pedro respondeu que não voltaria.
Após este dia, D. Pedro começou a preparar o Brasil para a independência. Ele convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou os soldados portugueses a voltarem para Portugal. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria cumprida sem a sua aprovação. O futuro imperador também chamou o povo para lutar pela independência.
Durante uma viagem entre Santos e São Paulo, D. Pedro recebeu outra carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia seu retorno à Corte.

Após ler a carta, D. Pedro levantou a espada e gritou: “Independência ou morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro I foi declarado Imperador do Brasil.

(Texto adaptado)