Dia dos namorados

Capa - Dia dos namorados

A versão mais conhecida sobre a origem do Dia dos Namorados vem da Roma antiga, no ano 498.

O imperador Cláudio II tinha proibido os casamentos durante as guerras, acreditando que solteiros eram melhores combatentes que casados.

Um padre chamado Valentim, lutando contra as ordens do imperador, continuou celebrando casamentos.

Além disso, Valentim também se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. Por ter se recusado a renunciar ao Cristianismo, ele foi condenado à morte.

Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sentença, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, ele escreveu uma mensagem de adeus para ela, a qual assinava como “seu namorado”.

Outra versão diz que, no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois pelos Estados Unidos, tornando-se o Valentine’s Day.

No Brasil, a celebração do Dia dos Namorados surgiu em São Paulo em 1949 numa iniciativa da loja Exposição Clíper. O publicitário João Dória, presidente de uma das grandes agências de publicidade do mundo, foi quem teve a ideia de celebrar o Valentine’s Day no Brasil. Sua iniciativa foi apoiada pelos comerciantes paulistas. No entanto, eles propuseram trocar a data para junho, época de baixas vendas na cidade. O dia escolhido foi o dia 12 de junho por ser véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

(Texto adaptado. Fonte: Guia dos curiosos)

Comments

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s