Açaí

Açaí

O açaí, originário da Região Amazônica, é uma palmeira que produz um fruto de cor roxa muito utilizado na confecção de refrescos.

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do norte do Brasil. Hoje em dia, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros tendo sido introduzido no resto do mercado nacional durante os anos setenta e oitenta. O estado do Amazonas e Pará, no Brasil, são os maiores produtores da fruta, sendo juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial.

O açaí é considerado, por muitos, uma iguaria exótica muito apreciada em várias regiões do Brasil e do mundo. Ele pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha.

Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte e, misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.

Na Amazônia, o açaí é consumido tradicionalmente junto com farinha de mandioca ou tapioca, geralmente gelado. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer junto com peixe assado ou camarão, ou mesmo os que prefiram o suco com açúcar.

Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, ocasionalmente sendo adicionado a frutas e cereais. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas, já que as propriedades estimulantes presentes no fruto são semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas. O açaí também ajuda na eliminação de resíduos do corpo, garantindo saúde para seus consumidores.

Além do uso de seus frutos como alimento ou bebida, o açaizeiro tem outros usos comerciais. As folhas podem ser transformadas em chapéus, esteiras, cestos, vassouras de palha e telhado para casas, e a madeira do tronco, resistente a pragas, é usada para a construção civil. 🙂

Comments

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s